20140320100741868783i

O sonho da casa própria está cada vez mais próximo de ser realizado. O mercado imobiliário e de construção vem criando muitas possibilidades para facilitar o crédito e diminuir os custos. Um deles é optar por uma casa pré-fabricada ou comprar um projeto arquitetônico já pronto e que atende as suas necessidades.

A escolha ajuda muito a viabilizar as obras, já que adquirir um projeto arquitetônico já pronto é muito mais econômico do que contratar um arquiteto exclusivo para projetar seu imóvel. Sã muitas as opções, que variam entre tamanhos e quantidades de cômodos, que possibilitam a escolha daquele mais adequado à concretização da construção.

 

Quais as vantagens de adquirir um projeto arquitetônico

Muitas empresas que disponibilizam projetos arquitetônicos já prontos, proporcionam uma experiência mais plena ao possível comprador, através de visualização de marquete virtual em 3D. Ela permite observar cada detalhe do projeto e entender melhor como a casa ficaria após a obra.

Segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, a grande maioria dos brasileiros que contruíram ou reformaram sua casa recentemente, não utilizaram a ajuda de um profissional para orientá-los. A presença de um projeto arquitetônico realizado por um arquiteto permite que haja mais segurança, funcionalidade e seja eficaz para atender todas as necessidades de quem vai morar no local.

É função do arquiteto também avaliar o impacto ambiental que o projeto pode apresentar, com rígida avaliação quanto-custa-um-projeto-de-arquitetura-residencialtécnica na elaboração da estrutura. Sem o critério de um arquiteto, a construção pode ter medidas equivocadas e comprometer seriamente toda a obra, até mesmo colocando em risco a vida dos moradores.

Um projeto arquitetônico também pode proporcionar mais conforto, através da proporções mais adequadas para cada cômodo. Cada milímetro é calculado e impede portas que não conseguem abrir direito, pias onde é quase impossível chegar, quartos que não cabem móveis etc.

 

Fixo ou flexível a escolha do cliente

Mesmo com muitas e boas opções de arquitetos no mercado, muitas vezes o cliente não se identifica com os projetos apresentados por eles. É como ter a sorte de encontrar um que satisfaça plenamente seus objetivos, a partir de um projeto arquitetônico mais assertivo.

Mas com a opção de comprar por um projeto arquitetônico já preparado, o cliente tem em mãos uma cartela de variedades que podem ser selecionadas por filtros. Dessa forma ele pode ir direto naqueles que estão mais dentro de seu orçamento, gosto e necessidade, com a saudável dúvida para escolher entre as que mais lhe agradam.

Há projetos arquitetônicos prontos que não sofrem alterações e o cliente opta por todas as proporções e opções apresentadas. Mas há também os chamados de flexíveis, que podem sofrer alterações limitadas sobre alguns aspectos como ter um cômodo maior, incluir outro entre outras situações. É um projeto mais caro, já que alguns detalhes serão modificados pelo profissional, mas ainda assim é bem mais econômico que um personalizado.

Alguns escritórios de arquitetura tem aproveitado a oportunidade para oferecer plantas que estavam arquivadas em suas bibliotecas. Não por defeitos em suas constituições, mas por fazerem parte de opções para clientes, estudos de ambientes etc. A venda desses projetos tem oxigenado o mercado arquitetônico e dinamizado ainda mais o consumidor para construir ou reformar o seu imóvel.

pic_229_76729pic_750_31397

pic_555_30379

pic_175_25986

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *