28.12

Independente da situação econômica do país ou de qualquer mudança comportamental das gerações, o sonho de ter uma casa própria ainda encabeça a lista dos brasileiros. Um dos motivos é que mesmo com a construção de novos empreendimentos na última década e das possibilidades ampliadas de crédito, ainda há um grande déficit habitacional no Brasil, sendo um de seus principais problemas estruturais.

Comprar ou alugar um imóvel é uma necessidade básica e fundamental para garantir a dignidade e segurança do indivíduo e sua família, mas além disso, há outras condições que impulsionam a buscar imóveis como mudança para outra cidade por motivos profissionais ou educacionais, reestruturação familiar como casamento ou separação e até mesmo desejo de mais conforto. Enquanto a compra de um imóvel garante segurança para a família, o aluguel pode ser uma saída mais imediata para moradia temporária.

No topo da lista dos desejos

Há uma média um déficit de 6,2 milhões de imóveis no Brasil, o que justifica a construção de qualquer empreendimento imobiliário no pais. Uma construtora só decide por um empreendimento após realizar pesquisas sobre as necessidades de moradia locais, capazes de viabilizar o negócio. Do contrário ela corre o risco de empatar dinheiro e tempo em algo que não tem absorção do mercado.

Mais que um direito, a casa própria é um sonho que vai repassando de pai para filho, que muitas vezes já é estimulado desde cedo a se organizar para conseguir levá-lo à realidade. Como é umbig_d37064672ffa65061a639d93350987c5 custo alto, mesmo que a opção seja por um imóvel mais popular, é preciso um planejamento eficaz e equilibrado para sair do aluguel.

A maioria das pessoas que mantém o sonho da casa própria acabam se frustrando na virada do ano, por não terem conseguido dar o pontapé inicial a sua concretização. Muitas apenas vislumbram a possibilidade, mas não pensaram ou não conseguiram se organizar para realmente comprá-la. Nesses casos, a falta de visão sobre as possibilidades de aquisição do imóvel acaba freando o desejo e o impulsionando para mais longe da realidade.

A dependência da moradia de aluguel limita o morador, já que ele não pode fazer as modificações que deseja e ainda tem a sensação de jogar mensalmente o dinheiro fora, enquanto poderia estar investindo em algo que é seu. Mas para dar esse passo, em geral é preciso abrir mão de outros sonhos mesmo que temporariamente, para conseguir um bom valor inicial para começar um financiamento, um empréstimo ou para um lance me consórcio. As construções novas, que começam a ser comercializadas na planta, são as mais procuradas e que apresentam opções mais flexíveis de financiamento. Mas os imóveis mais antigos estão em com valor em queda no mercado e pode ser uma boa opção.

Pré-fabricadas, um sonho viável

Para quem já tem economias guardadas e não aguenta mais morar de aluguel ou de favor, uma das boas opções do mercado é adquirir uma casa pré-fabricada. Mesmo que o custo para sua aquisição não seja pequeno, ao final o valor fica bem abaixo do mercado imobiliário tradicional.

O primeiro passo é ter um terreno já preparado para a instalação, para em seguida buscar um projeto que seja mais adequado ao espaço e as necessidades de sua família. Como uma casa pré-fabricada é construída em série de modo industrial, o custo é muito mais acessível e é possível até mesmo ver uma casa já pronta para ter certeza do que está comprando.

casa-pré-moldada-campo-com-pinheirosDurante a compra também é possível escolher detalhes da casa, que podem deixá-la mais barata sem perder a qualidade. O que ocorre com pisos e ladrilhos, assim como a louça do banheiro, pias e outros materiais. Porém, mesmo que seja de montar, uma casa pré-fabricada requer uma mão de obra especializada para garantir a segurança da estrutura e não danificar o material.

Apesar de serem necessários técnicos para a montagem, como o tempo de construção é muito inferior a construção tradicional de um imóvel, há uma boa economia sobre a diária do profissional. O mesmo acontece com o material gasto para acabamento e a documentação de propriedade do imóvel.

As casas pré-fabricadas vêm conquistando cada vez mais empreendedores e realizando sonhos. Com a economia e a facilidade na montagem, muitas pessoas estão ampliando a realização de desejos e adquirindo também sua casa de praia ou campo, para aproveitar os momentos de laser com o máximo conforto e segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *