lajes-pre-fabricadas-35
In: Casas Madeira0

É preciso ter disposição para pensar e realizar uma obra. Além do custo, é indispensável pensar em cada detalhe para manter a segurança do imóvel e a qualidade do investimento. A divisa entre o sonho e o pesadelo está nas decisões certas ou equivocadas, a escolha de materiais e dos profissionais adequados.

Mas na prática, é na hora de finalização do projeto, na concretagem da laje, onde ocorrem os maiores problemas. A laje está ligada a estrutura do imóvel, sua sustentação, suporte entre pavimentos e também ao seu visual. Com tanta importância, é fundamental saber bem qual o tipo de laje a ser empregada na construção.

 

A laje de concreto

A laje maciça ou de concreto, como é mais conhecida, é o tipo mais utilizado em construções de todos os portes. Mas há outras opções que podem ser mais adequadas ao seu tipo de construção. Moldada dentro da construção, a laje de lajes-macicas-18concreto requer orientações de um especialista e todo o trabalho deve ser bastante minucioso. Por ser bastante pesada e se apoiar nas vigas presentes na área, a técnica usada garantirá a segurança da estrutura.

Feita a partir de concreto armado, numa estrutura montada de madeira e vergalhões metálicos, ela é toda preenchida por concreto. Em seguida, a estrutura de madeira é retirada, mas em alguns casos são usadas também moldes em formas de aço para ser projetado o concreto, com espessura que varia de 8 a 15 cm. Esse tipo de preenchimento torna a laje ultraresistente e com menos riscos de sofrer com fissuras e tricas. Afinal, quando o concreto está seco ele contrai de forma única e o torna único.

Esse tipo de laje é muito frequente em grandes construções e permite criar designs arquitetônicos especiais, como tridimensionais e fluidos ou simplesmente agir como um forro do ambiente.  Porém, é uma laje mais cara e que pode apresentar um maior desperdício de material. Como a laje de concreto é muito pesada, as vigas e toda sua estrutura deve ser reforçada, do contrário há risco de não suportar o peso superior e ainda desequilibrar vigas e paredes.

As lajes de concreto possui alguns tipos que podem ser escolhidos de acordo com a estrutura da obra. A mais comum é a simples, cujo concreto preenche totalmente a área superior e é apoiado pelas vigas também de concreto.

downloadUma variação da simples é o tipo cogumelo, porém não utiliza vigas e sim pilastras para serem apoiadas. Para aumentar sua resistência é preciso reforçar a inclusão de ferro e aumentar sua espessura. Esse tipo é mais fácil de executar e pode ajudar a criar o pé direito mais baixo do ambiente, além de ser mais hábil na passagem de dutos.

 

 

 

imagesJá a nervurada faz um desenho de sua estrutura através da forma de sua armação de sustentação. O preenchimento entre as nervuras nem sempre é feito de concreto, usando muitas vezes como material isopor e até tijolos. É o tipo mais econômico e indicado para alturas intermediárias.

 

 

 

Outros tipos de lajes

As lajes pré-fabricadas vem sendo cada vez mais procuradas, pela sua praticidade e economia. É indicada para ambientes menores e mais compactos, sem a necessidade de um projeto mais elaborado.

Elas são produzidas mesmo numa fábrica e obedecem a padrões rígidos de tamanho, espessura e material, o que permite uma melhor garantia sobre sua qualidade e resistência. Mas mesmo com essas vantagens, ela deve ser muito bem escolhida para não ser inserida num projeto inadequado.

lajes-pre-fabricadas-35Assim  como a laje de concreto, as pré-fabricadas possuem alguns modelos. Como as de treliçadas com lajotas de cerâmicas, onde sua sustentação é feita com vigotas e armação de treliças. Cada espaço entre as armações são inseridas lajotas de cerâmicas que depois recebem uma camada de concreto ao seu redor.  Esse modelo é adequado para construções mais simples, pequenos espaços e possui um preço mais baixo em relação a todas as outras lajes, mas são menos seguras.

 

 

maxresdefaultAs treliças com isopor tem a mesma composição que a anterior, apenas trocando a cerâmica pelo isopor, tornando sua estrutura muito mais leve e rápida de ser colocada. Como não permite furos, pode ser necessário o acabamento com gesso. Sua principal vantagem é o isolamento acústico e térmico, a redução do preço e a rapidez na instalação.

paineis-trelicados-15Chamados de painéis de treliças, outro tipo de laje pré-fabricada usa painéis de concreto com vigotas e armação de treliça já prontos. Nela é possui juntar os painéis sem a necessidade de usar madeiras para sustentar, barateando o custo. Quando comparado as outras lajes de treliças, esta é mais resistente por ser maciça.

 

 

 

 

 

657b2613efe75f7841add395d005e9f6Para espaços amplos e vãos, as lajes pré-fabricadas alveolares são as mais indicadas. São grandes painéis de concreto, com armadura de cabo de aço para proporcionar maior resistência, mas com alvéolos que permite dar mais leveza a estrutura. Sua colocação dispensa a carpintaria e é mais rápida que lajes de concreto, com baixo custo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *