A-Importância-do-Design-Para-o-Sucesso-do-Seu-Blog

O design de interiores já foi visto como uma expressão capaz de definir bom gosto em decorar uma casa, mas hoje é algo fundamental o cuidado em tornar o ambiente mais harmonioso e agradável para seus moradores. A especialidade vai além da simples decoração de ambientes, que pode também reconstruir o espaço através de uma releitura do layout.

O projeto engloba iluminação, revestimentos, tirar ou colocar paredes, gessos e pisos, até mesmo móveis sob medida para criar efeitos cênicos e aproveitar da melhor forma os espaços. Essencial para locais pequenos, cada vez mais pessoas estão buscando esse profissional para soluções estéticas e até qualidade de vida.

 

Mais qualidade de vida para o ambiente

Pensar em como melhor decorar o ambiente não é mais visto como uma vaidade ou até mesmo futilidade, mas sim um método de obter maior qualidade de vida. A mistura bem dosada de elementos no cômodo permite que todo o local possa ser utilizado ao máximo e com consciência, oferecendo mais mobilidade e conforto.

O início do projeto se baseia em identificar o lifestyle do morador ou do perfil de pessoas que irão usufruir do ambiente. Todos são personalizados e devem oferecer maior comodidade ao cliente, inclusive na escolha dos materiais mais adequados.

imagesRepresentado por referências, esquemas, plantas, cores, texturas entre outras possibilidades,  o projeto é preparado por estudos de cada elemento que compõe o ambiente. O profissional prepara uma planta dos cômodos da casa, baseado na função de cada um e alterando suas proporções, cores e materiais a serem utilizados.

Os recursos em 3D podem demonstrar para o cliente “sentir” o ambiente, até mesmo com as profundidades de uma espécie de maquete virtual. Chamado de briefing, é neste momento que o cliente pode ajudar a direcionar ainda mais o projeto a se tornar perfeito as suas expectativas.

Muitas vezes o cliente não sabe bem o que deseja para o ambiente ou tem dificuldade em expressar suas ideias. Mas o bom profissional vai a fundo pesquisar de forma mais ampla seus costumes, gostos, referências e anseios, até mesmo sob o aspecto psicológico, de forma individual quando para uma pessoa, ou coletiva quando é para uma família ou empresa.importancia-decoracao-ambientes-005

Quando a casa pertence a uma família, é possível pensar no ambiente em comum a partir dos hábitos, gostos e necessidades comuns. Como a sala de jantar, o home theater ou até mesmo a cozinha. Já os quartos podem ser personalizados para quem irá utilizá-lo, como o de bebes e dos pais.

 

 

Escolha o profissional certo

A gestão do espaço valoriza o imóvel por um valor muito mais acessível do que se imagina. É muito comum pensar que contratar um design de interiores irá onerar muito mais o orçamento, mas na prática é justamente uma questão econômica.

O motivo é simples: durante o planejamento o profissional projeta cada detalhe de sua infraestrutura, como a parte elétrica, revestimentos e marcenaria, buscando maior praticidade, durabilidade e menor custo. Em geral ele possui uma rede de fornecedores já testados e aprovados, que também oferecem preços mais vantajosos e mais possibilidades de crédito.

sala-estar-parede-madeiraUm desses detalhes pode ser encontrado na marcenaria, com a colocação de painéis, paredes, bancadas entre outros, de forma customizada e que deixa o ambiente muito mais interessante e charmoso.

O design de interiores é um profissional habilitado para a realização de projetos que vão muito além da simples escolha de móveis e cortinas. Para isso é preciso realizar cursos formais  que pode ser técnico, bacharel ou pós-graduação, desde que sejam reconhecidos pelo MEC e que é regulamentado pela Lei nª 13.369.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *