casa-fachada-florianopolis-pre moldada
In: Tendências0

Há quem acredite que tendências e moda tem a ver apenas com vestuário. Mas a verdade é que ela está presente em todos os setores, inclusive o arquitetônico, marcando uma época e geração.  Em especial, as fachadas de casas para 2018 estão muito próximas a obras de arte do que apenas um adorno simples. Cores, estilos e formas ganham atenção especial, mas sempre com a intenção de fazer com que moradores e visitantes se sintam acolhidos, surpresos e muito bem recepcionados.

A fachada de uma casa é um tipo de cartão de visitas que imprime não só o endereço, mas a personalidade dos moradores presentes no local. Detalhes que fazem a diferença, luzes bem posicionadas e uma estrutura capaz de valorizar os traços,permitem um impacto imediato e positivo em quem se deparar com aquela casa.

 

Como encontrar a fachada ideal

Se a primeira impressão é a que fica, o que pensar de uma casa com a fachada desbotada, básica e sem nenhum atrativo? É ela o primeiro contato com o local e mesmo que não reflita com seu interior, é de se esperar que o visual seja continuado. Muitas vezes a fachada é a última a passar por uma reforma e pintura, até mesmo deixada de lado e sem muita atenção de seus moradores, mas uma fachada bonita pode até mesmo servir de referência da rua e se tornar objeto de inspiração dos vizinhos.

Para encontrar os traços e estilos arquitetônicos que mais combinam com os moradores, listamos abaixo as tendências de fachadas de casas de 2018, que podem servir de inspiração para sua nova obra e construção:

fachada-casa-madeira-moderna-91 – Vidro e madeira

A moderna composição entre vidro e madeira é uma forte tendência das novas fachadas de 2018. A mistura entre a neutralidade da transparência proporcionada pelo vidro e o acolhimento da madeira, vem fazendo muito sucesso há algum tempo em casas de campo e até praias, mas tem sido valorizada em centros urbanos.

 

 

 

2 – Painéis de madeira

fachada-casa-madeira-1Não importa o tamanho da casa, seja grande ou pequena os painéis de madeira tem sido muito procurados. Valorizam as linhas mais retas da arquitetura da fachada e são perfeitas para proporcionar mais isolamento térmico e acústico no seu interior.

 

 

 

 

Fachada-de-casa-estilo-colonial-moderno-00213 – Estilo moderno

As linhas retas e praticamente sem curvas são características do estilo moderno de fachadas, que estão no topo da preferência de quem procura algo mais sofisticado e simples. Os acabamentos são mais neutros, minimalistas e que valoriza a transparência, aço e madeira como componentes.

 

 

 

 

fachadas-de-casas-modernas-pequenas-34-730x9734 – Detalhes

Dentro do estilo moderno e minimalista, pequenos detalhes podem deixar a fachada ainda mais bonita como a colocação de texturas em pontos estratégicos como tijolos, madeira e pedras.

 

 

 

 

 

 

fachada-015 – Iluminação

Nada de uma lâmpada básica ou apenas contar com a luz da rua. A iluminação é fundamental e dada como grande aposta da tendência atual e futura em fachadas. Sposts embutidos são estratégicos para destacar os detalhes incluídos, expor o jardim ou produzir uma textura visual.

 

 

 

fachada-046 – Sem telhado

O estilo moderno também oferece fachadas sem telhado, que demonstram linhas retas, se diferenciando dos mais tradicionais. Na prática o teto existe, mas não fica visível.

 

 

 

 

 

 

 

 

fachadas-de-casas-coluna-com-pedra-canjiquinha-patriciaazoni-86649-proportional-height_cover_medium7 –Pedras canjiquinhas

As pedras canjiquinhas são um ótimo acabamento para fachadas, feito com filetes de pedras bruta. Pelo seu aspecto mais rústico, a superfície fica irregular em profundidade e comprimentos, proporcionando um detalhe mais especial a uma fachada neutra.

 

 

 

 

 

 

 

fachada-128 – Pérgula ou pergolado

Pérgula ou pergolado é um tipo galeria feita para passeios e muito usada em jardins. Esse estilo é indicado para casas térreas, adornados por colunas e que proporcionam sombreamento, proteção contra chuvas ou como estrutura para suporte de trepadeiras.

Ele pode servir como um espaço de interação entre as pessoas e até mesmo uma varanda.

 

fachada-089 – Cores neutras

Muita gente gosta de cores exóticas e chamativas, mas a tendência de 2018 e 2019 são as mais neutras e discretas, que valorizam o estilo moderno. O cinza em vários tons é o mais procurado, semelhante ao concreto e que proporciona estabilidade.

O branco, sempre clássico, continua em alta, pois causa uma sensação de tranqüilidade e leveza a fachada, assim como tons suaves de bege.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *