capa
In: Sustentabilidade0

Vamos voltar à um assunto bem pertinente à madeira aqui, o tratamento, mas não o industrial, o de acabamento final.

Na hora de trabalhar com superfícies de madeira é importante saber qual é o resultado desejado. Os acabamentos mais indicados são o Verniz e o Stain. Embora ambos sejam usados com a mesma finalidade (proteger e embelezar), eles possuem diferentes tipos de proteção e efeito. Por isso, vamos entender a diferença entre eles e te ajudar na melhor escolha.

Verniz pode proporcionar um acabamento acetinado e brilhante. A aplicação forma uma película de filme, que acaba alterando o aspecto natural da madeira. Esta película forma uma verdadeira barreira que pode proteger a superfície contra diversos intempéries, como sol, chuva e maresia. O Verniz é um acabamento indicado para estruturas de ambientes internos e externos, como móveis, portas e pisos. Alguns produtos também podem ser aplicados em ambientes externos por conterem filtro solar em sua composição e, outros também podem ser indicados como uma pré-pintura, aplicado antes de usar um esmalte para completar o acabamento.

Já o Stain é um acabamento “invisível”. Ele tem como principal característica a preservação do aspecto natural da madeira. Como não forma filme, além de proteger a superfície, ele realça os veios e nós característicos da madeira. A proteção ocorre por impregnação, ou seja, impedindo que a água entre no material por impermeabilização. Uma dica de aplicação dos acabamentos em Stain são os decks. Além de proteger a madeira do sol, o produto deixa o material menos escorregadio. Além disso, tanto para o Verniz quanto para o Stain é necessário fazer o lixamento da superfície antes da aplicação.

blog-stain-sao-matheus-florianopolis-casa-madeiraO stain já é um acabamento final, portanto, não recomendamos que utilize uma cor por cima dele, porem existem impregnantes tingidores de diversas cores, que podem ser utilizados até mesmo em pallets, que tem sido a opção sustentável do momento. Existem Stain a base de água e a base de solvente, especialistas indicam os a base de agua por sua maior resistência a abrasão.

Como um vídeo é sempre mais ilustrativo, clique aqui para assistir o vídeo completo falando sobre uma marca bem interessante, à base de água chamada Sayerlack, e sobre algumas dúvidas que surgem na hora de usar o Stain e o verniz.

A São Matheus indica o Stain da marca Montana do Tipo Osmocolor.

Osmocolor Stain Transparente é excelente para dar um acabamento com alta transparência em superfícies sob média exposição solar como varandas, gazebos, lambris de forros e beirais.

Osmocolor já é sinônimo de qualidade e possui registro no IBAMA como stain preservativo, o que comprova sua ação prolongada e eficiente na proteção contra fungos que mancham e diminuem a vida útil da madeira.

stain imagem 2

Vantagens

  • Contém filtro solar e elevada transparência;
  • Pode ser utilizado como pré-stain para proteger a madeira durante a obra, mantendo-a em perfeitas condições para o acabamento final com outras opções de Osmocolor Stain colorido ou cores sólidas;
  • Osmocolor penetra nos veios da madeira e acompanha os movimentos naturais, o que inibe o aparecimento de trincas superficiais;
  • Para a manutenção da superfície com Osmocolor é muito prático, pois não é necessário remover a camada anterior do produto, ao contrário do que acontece com vernizes, tintas e esmaltes;
  • Sua degradação é lenta, por erosão. Por isso, não ocorrem trincas, bolhas e descolamentos que exigiriam remoção total do acabamento. Basta apenas remover as partículas soltas na superfície, por meio de lixamento leve e reaplicar;
  • Sua fórmula contém um fungicida moderno e de efeito prolongado;
  • Contém resinas que repelem água e evitam o empenamento da madeira;
  • Proporciona proteção e acabamento acetinado à madeira;
  • Ambientalmente amigável e muito eficaz.

Esperamos que as dicas contribuam na sua decisão de aplicação de produto final para o acabamento, até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *