casa-madeira-pre-fabricada-florianopolis-sao-matheus-5
In: Casas Madeira, Terreno0

Quando pensamos em construir, logo vem uma pergunta fundamental: Construir em madeira ou alvenaria? A escolha não se baseia apenas em qual material seria mais viável, mas deve levar em consideração, a segurança, durabilidade, condições climáticas, e até harmonia paisagística que a construção terá no meio em que será erguida. Hoje até podemos pensar em vidro ou metal como nos containeres que estão aos poucos aparecendo por Santa Catarina. Mas para afunilar essa busca devemos descartar de antemão, as opções que oferecem pouco espaço, pouca durabilidade, isolamento térmico precário e manutenção excessiva. As opções então se resumem a madeira, alvenaria, ou uma casa mista, e agora? O que é melhor?

Tradicionalmente herdamos a cultura de construções em alvenaria dos colonizadores Europeus que utilizam tijolos e pedras a mais de 300 anos. E temos que concordar que para áreas úmidas da casa – como banheiro e cozinha, é a melhor opção por sua impermeabilidade quando devidamente revestidos com pisos e cerâmicas.

Com relação ao estilo de casa, as casas – independente do material – podem ter desde o visual medieval, rústico até algo moderno e futurístico. Então a opção pelo material acaba sendo extremamente pessoal e fiel ao estilo de vida do dono. A mescla de matérias primas como vidro, madeira, metal, e gesso resultam em ambientes diversificados dentro de uma só residência, e são indicados para as famílias mais modernas e que gostam de design de interiores.

Tempo:

Se a questão primordial for uma construção rápida, a madeira é a vencedora sem duvida. Casas pré-moldadas levam em média apenas 3 meses para serem entregues, com todo o acabamento exceto a pintura. Já uma obra em alvenaria leva cerca de 4 meses ou mais porém se arrasta um pouco mais nos acabamentos. As construtoras se comprometem a entregar as obras em prazos pré estipulados, então se programar é a melhor escolha. Contrate uma empresa séria, com histórico de responsabilidade e evite atrasos na sua construção.

Hoje já existe a opção pré fabricada em alvenaria também, onde as peças já vem prontas de fábrica e somente são montadas na construção. A obra demanda de alicerce igualmente a qualquer outra, mas o tempo de construção bem como os resíduos são muito reduzidos, chegam ao mesmo que uma casa de madeira pré fabricada.

Preço:

Os valores variam muito de região para região, e tornam se mais baixos quando o consumidor consegue encurtar o caminho buscando o material direto do fornecedor. Porém engana-se quem acredita que consegue a melhor negociação quando comparada com os valores aplicados pelas Construtoras, onde devido ao volume de compra, eles sempre vão oferecer preços mais amigáveis no projeto total se comparar com a compra de material direto pelo cliente e contratação da mão de obra. Sendo assim, a opção mais em conta é contratar os serviços e materiais pré fabricados, não só pelo valor, mas principalmente pela praticidade, agilidade e segurança na execução e entrega da obra.

Outro ponto à ser considerado, é que tempo é dinheiro, se por exemplo você irá alugar o imóvel a ser construído, quanto antes pronto, antes terá retorno. O mesmo se você irá morar para sair do aluguel, e ainda há o custo de mão obra que aumenta conforme o tempo de obra se estende, portanto, busque uma construtora que oferece a construção de sua escolha, seja mista, madeira ou alvenaria, no menor prazo de tempo e com maior qualidade. Pesquise com calma, a pressa é inimiga do bom negócio também.

Clima:

Esse é um ponto importante a ser considerado na escolha do material predominante da sua construção. Casas de madeira costumam ser mais aconchegantes, pois mantem a temperatura da casa nem muito quente e nem muito fria, para os “friorentos” ou “calorentos” é uma boa opção. Mas nada impede de ser construída uma casa de alvenaria com aquecimento ou uma bela lareira centralizada na casa que esquente no inverno. Casas construídas em grandes altitudes, por exemplo, tendem a ser mais frias, utilizar pisos de madeira trará um piso de temperatura neutra o que ameniza muito a sensação fria.

Inspiração:

No fim das contas analisando as opções ficou ainda mais difícil decidir de que será feita sua casa? Então aqui vai uma dica de site maravilhoso que abre um leque de ideias e combinações para todos os gostos, estilos e lugares que você possa imaginar: https://www.homify.com.br/espacos/casas, um prato cheio para quem busca inspiração na hora de construir o lar dos sonhos.

A Construtora São Matheus constrói casas de alvenaria, de madeira e mistas também, com preços competitivos e garantia de qualidade, então depois que você pensar bem e tiver a ideia bem definida, venha tomar um café e discutir seu projeto com quem entende do assunto. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *